Back

Fórum ressalta importância de fortalecer os municípios

$chapeu_da_noticia.getData()

Fórum ressalta importância de fortalecer os municípios

Por: ASCOM
Publicado: 21/05/2008 03:00
Última Modificação: 25/06/2015 10:06
$texto_alternativo.getData()
$legenda-imagem.getData()

A necessidade de se ouvir as carências dos municípios brasileiros e de contribuir para o fortalecimento de suas ações em vigilância sanitária foram destaque, nesta terça-feira (20), durante o primeiro dia do Fórum Regional de Vigilância Sanitária da Região Centro-Oeste.

Na abertura do encontro, o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, ressaltou a importância de conhecer as especificidades das diferentes regiões do país. “É nos municípios que as ações acontecem efetivamente e, por isso, onde devemos aumentar a interlocução para identificar as deficiências”, afirmou.

Raposo disse que a Anvisa tem se preocupado com a ampliação da destinação dos recursos para os municípios, por serem o elo mais fraco do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). “Nos últimos anos houve um aumento de mais de 50% de repasse de recursos para os municípios”, completou. O diretor-presidente afirmou ainda que, apesar de todas as deficiências, o Sistema é modelo mundial, por conseguir funcionar em um país de dimensões continentais.

A Secretária Estadual de Saúde de Goiás, Maria Lúcia Carnelosso, parabenizou a iniciativa da Anvisa de promover os fóruns regionais. “É uma oportunidade de participação dos estados e municípios em uma discussão ampla sobre o SNVS que permite que esses entes tenham uma melhor compreensão sobre o Sistema”, afirmou. Carnelosso destacou a importância dessa integração. “Isso leva a um fortalecimento da gestão e a conseqüente melhoria na qualidade do serviço prestado à população”.

O Fórum Regional de Vigilância Sanitária da Região Centro-Oeste termina nesta quarta-feira (21). O encontro reúne, em Goiânia, mais de 100 participantes, entre secretários estaduais de municipais de saúde, diretores dos Laboratórios de Saúde Pública (Lacens), presidentes dos Conselhos Estaduais de Saúde, representantes de ouvidorias, Procon’s e universidades dos estados, além de dirigentes, gestores e técnicos da Anvisa, entre outros.


ASCOM/ Assessoria de Imprensa da Anvisa